O que preciso para gravar minha música em Casa? - Um Guia Básico para Iniciantes no Home Studio

Salve, salve família!


Antes de mais nada, provavelmente você chegou aqui por que é ou quer ser um cantor, quer aprender a gravar sua música; ou ainda; quer ser um produtor musical, musicista, e afins, e trabalhar dentro dos diversos mercados possíveis na música.


Se você se enquadra entre o público acima, esse conteúdo é pra você.

O que preciso para gravar minha música em Casa? -Um Guia Básico

O que é preciso pra gravar minha música em casa?

Pra começar, vamos dividir esse conteúdo em 3 partes:
  1. O que é um cantor?
  2. Como uma música é gravada?
  3. Qual o primeiro passo pra gravar uma música?

O que é um cantor? O que um cantor faz?

Pode parecer bem óbvio, mas, é importante ter claro o que um cantor faz, qual seu papel em um música, o que justifica um cantor em uma música.
 
O que é um cantor? O que um cantor faz?
O que é um cantor? O que um cantor faz?



Pois bem, na esmagadora maioria das músicas que você ouvir, é bem provável que verá um padrão: uma parte é instrumental, você gosta, dita o ritmo da música. Mas, não trás uma mensagem evidente; a outra, é o canto, palavras, frases, versos e estrofes que organizadas complementam a parte instrumental da música e, o mais importante, transmitem uma mensagem. Falam em uma linguagem que entendemos.


Neste cenário, é notável o protagonismo do cantor, que é o responsável por transmitir a mensagem clara e falar diretamente com o público. A outra figura, igualmente importante e fundamental para uma música é personificada nos produtores, beatmakers, nos músicos instrumentistas e todos responsáveis pela parte instrumental da música.


Falei isso tudo pra justificar que falaremos muito nessa matéria sobre a gravação de voz, sobre o canto, mas, bem no final vamos separar esse conteúdo e falar tanto com você que quer ser o cantor, quanto para você que quer se envolver com a parte instrumental e de produção por trás da música.


E se você se enquadra em um terceiro perfil, que quer tanto ser responsável pelo canto quanto pelo instrumental, as duas opções serão úteis pra você.


Como uma música é gravada?

Usando o princípio básico da observação, percebemos que os cantores usam microfones, tanto em apresentações ao vivo, quanto em estúdio. Mas, como esse microfone registra o canto do artista, ou o som de um instrumento... e transforma em uma música que podemos ouvir.


Para esse processo, podemos usar interfaces de áudio, mesas de som, gravadores digitais e diversos outros equipamentos que serão responsáveis por pegar a voz do cantor, ou som do instrumento e levar pra dentro do computador. Falando em termos bem básicos para que tanto quem está começando quanto quem já entende a lógica deste processo possa entender.


Sabendo disso, também precisaremos de um computador. E, neste computador, programas específicos para trabalhar a voz, já convertida em um arquivo de áudio. Misturar voz e instrumentos, sons digitais com voz e mais um universo gigantesco de possibilidades que pretendemos falar em artigos futuros.


E, não podemos esquecer que precisaremos ouvir todo esse som produzido no computador. Para isso, precisaremos de fones de ouvido, ou, caixas de som.


Com isso tudo, usando técnicas específicas, programas específicos e tudo mais que você aprenderá no material complementar a este (basta navegar pelo site), você verá como uma música é gravada e poderá gravar suas próprias músicas.


Em resumo, neste ponto, precisaremos de uma série de itens que vão compor nosso home-studio. Nas matérias disponíveis aqui no site você verá mais detalhes de como montar seu home-studio.


No resumo, para gravar uma música precisamos de basicamente:
  • Um computador,
  • Um microfone,
  • Uma interface de áudio,
  • Um programa de áudio,
  • Um fone de ouvido ou monitores de áudio,
  • Técnicas de produção musical. 
Para gravar sua música em casa são precisos alguns itens
Para gravar sua música em casa são precisos alguns itens



Por falar nisso, esse é o tópico que trataremos a seguir:


Qual o primeiro passo para gravar uma música?

O primeiro passo, você já deu! Trata-se do interesse, da pesquisa, do estudo e da ação. E tudo isso, você já fez se chegou até aqui. Parabéns por isso!


Agora, o segundo passo que você pode dar, é seguir na sua pesquisa e estudo. Um bom jeito de fazer isso é ver nosso conteúdo sobre como montar um home studio, afinal, sem um home-studio ou sem alugar um estúdio profissional, você não terá nem como começar a praticar produção musical. Mas, fica tranquilo. Vamos ensinar tudo, no passo a passo para você que está saindo do zero ser capaz de gravar sua música.



> Próximo conteúdo: Como Montar um Home Studio