Como Escolher o Local do seu Home-Studio

 Certo, então você quer montar um home-studio. Ótimo! Agora, já parou pra pensar em qual lugar você da sua casa você vai montar seu home-studio? 

  • É melhor montar meu home-studio no quarto ou na sala? 
  • Dá pra montar um home-studio na cozinha? 
  • Preciso de um cômodo só para o home-studio? 


Vamos lá. Pensando que o conceito básico de um home-studio é ter um estúdio em casa, precisamos colocar na balança todas as variáveis que envolvem uma casa em si. Não podemos deixar de considerar que nesta casa podem morar outras pessoas. Não podemos esquecer dos vizinhos, principalmente se você mora em um apartamento.

Como Escolher o Local do seu Home-Studio
Como Escolher o Local do seu Home-Studio

Não é que qualquer uma dessas variáveis vai inviabilizar seu home-studio, mas, para cada cenário será preciso pensar em alternativas e soluções para tornar possível ter um estúdio em casa. 


O cenário ideal é ter um cômodo que possa ser convertido para uso exclusivo de seu Home-Studio. Lembre-se que tudo fala barulho irá atrapalhar suas gravações e que os sons do seu home-studio podem atrapalhar as outras pessoas. 


O que preciso levar em consideração na hora de escolher o local do meu Home-Studio? 

Partindo para prática, primeiro, considere onde você mora. É uma casa ou apartamento? 

Depois, considere sua família ou as pessoas que vivem na mesma casa que você. 

  • Um estúdio na sua sala de estar iria atrapalhar as pessoas que moram com você? 
  • Seu parceiro aprovaria um estúdio no quarto


E não deixe de considerar como sua casa é construída. 

  • As paredes têm infraestrutura que isola o som
  • Como são as janelas da sua casa? 


E por fim, não esqueça dos seus vizinhos. 

  • Você mora em apartamento? 
  • Barulho na sua casa incomodam os vizinhos? 


Como Escolher o Melhor Local da Casa para meu Home-Studio:

Para ajudar, vamos as nossas dicas para escolher o melhor local da casa para seu home-studio


Se você mora em um apartamento. Saiba que, com toda certeza, o barulho que você faz tem muitas chances de incomodar os vizinhos. Se este é o cenário na qual você está inserido, seu home-studio precisará fazer o mínimo de barulho possível. 


Neste contexto você precisará usar fones de ouvido ou seus monitores em um volume muito baixo. Instrumentos acústicos também precisam ser bem pensados para evitar incomodar a vizinhança e gerar transtornos. Imagina tentar gravar uma bateria acústica dentro de um apartamento! Você certamente será expulso do prédio ou a polícia visitará seu home-studio com frequência. 


Se você mora em um apartamento, a escolha do cômodo deve levar em consideração a disposição dos demais apartamentos. Talvez o quarto não seja a melhor opção, considerando que os quartos vizinhos estarão próximos ao seu. Então, mesmo produzindo com um volume baixo, se você é do tipo que gosta de produzir a noite, também terá um problema. 


No cenário de montar um home-studio em um apartamento, eu montaria em um cômodo específico. Se eu não tivesse um quarto vazio, ou um escritório, eu montaria na sala. Não montaria no quarto pois sou casado e certamente incomodaria minha esposa. 


Definindo que meu home-studio seria na sala do meu apartamento, eu escolheria uma mesa pequena. Também não teria monitores de áudio. Montaria um setup simples. Basicamente teria um computador (de preferência um notebook), uma interface de áudio, um microfone, um fone de ouvido e, se o orçamento permitir, um controlador MIDI. 


Quando falamos em apartamentos precisamos sempre considerar que as soluções para isolamento acústico, que envolvem materiais densos e pesados, não costumam ser possíveis em apartamentos por influenciarem na estrutura do prédio. (importante que você saiba que ISOLAMENTO não é TRATAMENTO. Veja mais sobre este assunto clicando aqui). 


Agora, se eu precisasse montar um estúdio em uma casa, certamente tentaria esvaziar um cômodo para ser exclusivo do meu home-studio. Não sendo possível, eu também descartaria o quarto por dividir com outra pessoa e gostar muito de trabalhar a noite. Não quero que meu home-studio seja motivo de um divórcio. 


Me restaria então, a sala. Mas, neste caso, em uma casa, eu investiria bastante em isolamento e tratamento acústico. Tentaria isolar o máximo possível meu home-studio do restante da casa e também da vizinhança. Assim, neste cenário, eu incrementaria meu home-studio com monitores de áudio e também me sentiria mais confortável para trabalhar com gravação de instrumentos acústicos, amplificadores microfonados e afins. 


Agora, considerando um cenário ideal para um home-studio, eu arriscaria dizer que é ter um cômodo exclusivo para o home-studio. Neste cenário, tendo um cômodo exclusivo eu iria me dedicar para isolar acusticamente meu home-studio. Eu trocaria janelas, faria paredes internas com isolamento acústico.


Também é importante trabalhar o tratamento acústico para ter um bom ambiente de para mixagem e masterização. Uma mesa grande seria importante para ter um setup bem organizado e disposto na mesa. 


Bom, achei importante falar um pouco sobre o processo de escolha do local do seu home-studio mas, como sempre digo, isso não deve ser um ponto que vai te impedir de montar seu home-studio. Mesmo se não for montar um home-studio fixo, se estiver pensando em um home-studio portátil, qualquer lugar pode comportar seu home-studio. 


Independente de em qual local estará seu home-studio, é de extrema importância que você estude e aprenda como contornar as situações que podem atrapalhar seu home-studio


Em outros artigos do site vamos falar sobre tratamento acústico, isolamento acústico e demais pontos que podem te ajudar a aperfeiçoar a qualidade do seu home-studio. Então, fique à vontade para navegar pelo site. 


Aproveite o conteúdo disponível aqui no site e em toda internet para avançar no seu conhecimento. Aprender é algo que não vai depender de cômodo e nem nada do tipo. 


Qualquer dúvida, vai na nossa página de contato ou manda uma mensagem privada em nossas redes sociais!


E, é sempre válido reforçar o vídeo com um setup básico para seu home-studio:

Como Montar um Home-Studio com R$ 850,00 [Setup Home-Studio 01]: