Como Montar um Home-Studio? 5 itens para seu primeiro setup!

 Salve, salve Família!


Seguindo o princípio básico da postagem anterior, vamos falar aqui de maneira clara e objetiva sobre como gravar uma música em casa. Quando digo de forma clara, é clara para todos, então, se por algum motivo achar que o conteúdo está muito básico para você, que já domina o que estamos falando, recomendamos que leia a matéria para validar se realmente está certo, e então, siga para próxima aula.


Como dito anteriormente, o segundo passo para gravar uma música é ter um home-studio onde praticar, e, consequentemente, atingir seu objetivo de gravar uma música.

Como Montar um Home-Studio? 5 itens para seu primeiro setup!
 Como Montar um Home-Studio? 5 itens para seu primeiro setup! 


O Que Preciso para Montar um Home Studio?

Inicialmente, você precisará de um conjunto de equipamentos básicos para montar um home-studio. Quando digo básico, é o mínimo para você começar, o que custará menos dinheiro, mas, por ser bem inicial pode ser que você já tenha tudo que vamos falar e já possa passar para o próximo passo.


E pode ficar tranquilo que vamos aprofundar todos os pontos apontados nessa matéria em postagens futuras. 


O que é preciso para montar um home studio:

  • Um computador;
  • Um microfone;
  • Uma interface de áudio;
  • Um fone de ouvido,
  • Um programa de manipulação de áudio.


Como disse antes, é tudo bem simples e talvez você já tenha o que apontamos. Então, vamos aprofundar em detalhes sobre estes 5 itens indispensáveis para montar um home studio e você poderá seguir no processo de montagem do seu home-studio, e, na sequência, passar para o próximo nível.


Um computador para Home-Studio:

Pode ser um computador padrão, desktop ou notebook. Pode ser uma máquina com Windows, um Mac com iOS, Linux. Ou até mesmo um Tablet ou Celular. 


Vamos aprofundar em matérias futuras no tema computador para home studio, por hora, tenha em mente que você pode começar com o computador ou notebook que já tem e ir melhorando ao longo do tempo. 

Um computador para Home-Studio
Um computador para Home-Studio

Em todo caso, recomendamos uma configuração mínima para ter sucesso em seu home studio

Configuração mínima de computador para home-studio:

  • Um processador recente, ao menos um da série Core i da Intel ou equivalente da AMD;
  • 4 GB de RAM; 


Lembrando que isso é o mínimo mas, recomendamos, se possível, ao menos a configuração abaixo para ter melhor desempenho:

Configuração recomendada de computador para home-studio:

  • Processador Core i3 ou Superior da Intel, ou, equivalente da AMD;
  • 8 GB de memória RAM,
  • SSD (discos rígidos convencionais são lentos).


Esse computador já será suficiente para começar e você pode melhorar ao longo do tempo. Discussões como AMD ou Intel, Notebook ou Desktop, Windows ou Mac serão abordados em matérias futuras. 


Nós até disponibilizamos um guia rápido em PDF no instagram @sonhodehomestudio e se quiser, pode baixar clicando aqui


Seguindo, você também precisará de um Microfone.


Microfone para Home Studio:

Este também é um assunto longo e que renderá muitas outras matérias complementares a essa. Por hora, vamos falar sobre os dois padrões mais comuns de microfone: microfones de mão (palco), microfones de estúdio. 


Se formos usar termos técnicos, eu diria que são divididos entre microfones dinâmicos (esses comuns de palco) e microfones condensadores (comuns em estúdios). 


São muitas as diferenças entre os dois tipos de microfones, mas, por hora, use o seguinte critério para decidir por um:

Microfone para Home Studio
Microfone para Home Studio

Como escolher entre dinâmico e condensador?

Se você tem um ambiente ruidoso, com pouco ou nenhum silêncio, sem tratamento acústico, opte por um microfone dinâmico (Shure SM 58 é a referência padrão). Agora, se é um privilegiado que dispõe de silêncio, um ambiente com pouco ou nenhum ruído e com um mínimo de tratamento acústico, um microfone condensador pode ser uma boa pedida. 


Como já falei, entrarei mais a fundo neste tema em vídeos futuros.


Interface de áudio para home-studio:

Na sequência dos equipamentos apresentados, você precisará de uma interface de áudio. Esse também é um tema longo, será abordado mais a fundo em outras matérias. Por hora, saiba que precisará de uma. 


A interface será responsável por pegar o som captado pelo microfone e transformar em informações digitais para serem usadas dentro do computador. 

Interface de áudio para home-studio
Interface de áudio para home-studio

Ela pode ter diversos canais, pré-amplificadores diferentes, serem compatíveis com conexão direta de um instrumento (guitarra, baixo, violão), ter diferentes opções de saída. E, para cada caso, uma interface de áudio ideal pode ser definida. Siga acompanhando nosso conteúdo que terá mais informações para escolher a sua. 


E um ponto muito importante e que passa batido, é o cabo que conectará seu microfone a sua interface. Pode parecer um ponto irrelevante, mas, um cabo de qualidade é fundamental para manter toda qualidade obtida no microfone. Por padrão, compre sempre o melhor cabo possível. E fica tranquilo que falaremos mais sobre cabos de áudio em matérias futuras.


Você também precisará de um equipamento que permita que você ouça tudo que gravará e produzirá. O que nos leva ao próximo tópico dessa aula.


Fones de Ouvido para Home-Studio:

Quando falamos de fones de ouvido para home-studio, abrimos um universo gigantesco de possibilidades. Diversos padrões, diversas formas de conexão, diversas faixas de preço. Vamos adotar como critério de escolha por hora o que estiver disponível em suas mãos. 

Fones de Ouvido para Home-Studio
Fones de Ouvido para Home-Studio

Em matérias futuras entraremos em mais detalhes sobre fones de ouvido para home-studio. Mas, se por hora, o melhor que tem é esse de 15 reais que usa pra ouvir músicas no celular, ele serve! 


Por fim, e não menos importante, você precisará ter em seu computador, um programa que lhe permita trabalhar com áudioO famoso software DAW!


Programa de áudio para home-studio - Software DAW:

Programas específicos para trabalhar em home-studio são chamados de softwares DAW. Essa sigla vem do inglês Digital Audio WorkStation, e, na tradução, podemos chamar de Estação de Trabalho de Áudio Digital.

Programa de áudio para home-studio - Software DAW
Programa de áudio para home-studio - Software DAW

São muitas opções disponíveis para escolha. Uma grande rivalidade entre elas e seus usuários. No conteúdo sequencial desse treinamento, vamos adotar como padrão um software chamado Reaper. Para beatmakers, também aprofundaremos no uso do FL Studio. Também apresentaremos outras opções para você que quiser ter mais opções e conhecer uma maior variedade de softwares DAW


Por hora, é isso. Na sequência deste material vamos aprofundar em Computadores para Home-Studio e dar todas as informações que você pode precisar para conseguir seu computador para home studio e estar mais próximo de ser capaz de gravar sua música. 


<Conteúdo Anterior: O que preciso para gravar minha música? 


> Próximo conteúdo: Como Escolher um Computador para Home-Studio