Interface de Áudio - Entenda o que é este equipamento e sua importância no Home-Studio

Interface de Áudio. Me arrisco dizer que a interface de áudio é o segundo equipamento mais importante em um home-studio. Segundo pois o topo do podium é ocupado pelo computador. 

O grande Fábio Mazzeu diz que a interface de áudio é o coração dos home studios. Concordo com ele! Acompanhado do cérebro, que é o computador, a interface de áudio é mais um órgão vital dentro de um Home Studio. 


Dentro do universo dos home studios, a interface de áudio é o que possibilita gravar em casa. São equipamentos que vão substituir sistemas complexos de gravação de estúdios profissionais como os gravadores e mesas da SSL e da Neve, que tem custo impossível para todos nós. 

As interfaces de áudio carregam uma grande vantagem em ter um custo benefício ótimo para gravações em casa. São equipamentos compactos, de uso simples e, atualmente existem dezenas de opções disponíveis no mercado. Nessa matéria vamos ajudar você a entender melhor o que é uma interface de áudio, qual seu papel dentro do https://www.evo31.com/2022/03/interface-de-audio-entenda-o-que-e-este-equipamento-e-sua-importancia-no-home-studio.html e também algumas dicas para ajudar você na hora de escolher a sua. 


Para adiantar, veja abaixo os principais tópicos que serão abordados nessa matéria:
  • Para que serve uma Interface de Áudio?
  • Qual a função de uma Interface de Áudio? 
  • Como Escolher uma Interface de Áudio?
  • Qual a Melhor Interface de Áudio? 


E antes de continuar, é importante dizer que essa é apenas uma matéria aqui do site sobre um tema que é tão complexo e tão amplo. Então, se mesmo após ler toda a matéria ainda ficar com alguma dúvida, navegue pelas demais postagens do site sobre o tema que certamente encontrará a informação que precisa. E, se não encontrar, fique à vontade para comentar e, na medida do possível, vamos tentar ajudar. 


Para que Serve Uma Interface de Áudio no Home Studio?

A interface de áudio é o equipamento responsável por conectar sua fonte sonora com seu computador e seu software DAW. A interface de áudio é encarregada de converter o sinal gerado por seu microfone ou captador do seu instrumento em informações digitais para serem manipuladas dentro do seu software de produção. Ela também transformará o sinal digital que sai da sua DAW em sinal elétrico que se converterá em áudio nos seus fones ou monitores de áudio. 

A interface também poderá ser usada para integrar equipamentos externos como compressores, equalizadores e afins com suas produções in-the-box. 

interface de áudio funcionará como placa de som externa do seu sistema

Para que serve uma interface de áudio?
Para que serve uma interface de áudio?




Qual a função de uma Interface de Áudio no Home Studio?

Vamos falar em termos práticos. Em nossa matéria sobre o que é preciso para gravar em casa nós falamos sobre como se dá todo o processo de gravação. Se não viu essa matéria, recomendo que veja clicando aqui

Resumindo, você precisará gravar um instrumento, ou gravar um vocal e para isso precisará usar um microfone ou conectar seu violão, guitarra ou baixo em uma interface de áudio para que ela transforme o sinal captado pelo microfone ou captador em sinal digital para ser "entendido" pelo seu computador. 

Microfones e captadores produzem sinais elétricos que não seriam entendidos pelo seu computador se não houvesse uma interface de áudio no meio do caminho. A interface de áudio fará a função de converter o sinal de analógico para digital e também do digital para o analógico (quando for enviar sinal para seus fones e monitores). 


Qual a função de uma Interface de Áudio no Home Studio?
Qual a função de uma Interface de Áudio no Home Studio?


De maneira bem simples e explicando de uma maneira mais fácil de entender é isso. 

A interface de áudio transformará o sinal do seu microfone em informações digitais para que trabalhe em sua DAW. E ainda transformará o sinal digital da sua produção em sinal elétrico para que possa ouvir em seu fone e monitores. 


Como Escolher uma Interface de Áudio para Home Studio?

É nessa hora que as coisas ficam mais complicadas para maioria das pessoas que querem montar um home studioQual interface de áudio escolher? São tantas opções no mercado, tantos termos técnicos para entender que é complicado ter segurança na hora de escolher o equipamento ideal, mas, fica tranquilo que vamos apresentar alguns pontos básicos que se você entender bem, sua escolha será mais fácil. 

A primeira coisa que você precisa ter em mente quando pensar em comprar uma interface de áudio é entender qual a sua necessidade. 
  • O que você pretende gravar e produzir em seu home studio?
  • Quantos canais você precisará gravar ao mesmo tempo?
  • Quanto de dinheiro você tem disponível? 
  • Quais as conexões disponíveis em seu computador? 

São várias questões e para cada necessidade existem opções mais indicadas. Saber bem o que pretende produzir e relacionar isso com o dinheiro que você tem para investir em uma interface de áudio é essencial para fazer uma escolha segura e que não se arrependerá. 

Vamos entender alguns pontos básicos sobre interfaces de áudio para te dar mais segurança na hora da escolha:

Guia Básico Sobre Interfaces de Áudio:

Como já falamos, alguns pontos são extremamente relevantes para ajudar na sua escolha pela interface de áudio ideal. Cada tipo de música, cada tipo de trabalho e produção demandará de características específicas.

Se pretende gravar muitos instrumentos e vocais ao mesmo tempo, precisará de uma interface com muitos canais de entrada. Se seu computador possuí apenas conexões USB tipo B, você também precisará buscar um interface de áudio compatível. 

O primeiro ponto que considero importante é a quantidade de canais que precisará. Vamos entender melhor:

Quantidades de entradas e saídas da Interface de Áudio:

Se souber exatamente o que vai produzir em seu home studio, definir sua necessidade de canais será fácil. Pensando em home studio, na grande maioria das vezes com apenas dois canais de entrada você conseguirá fazer tudo que precisa. 

Poderá gravar um instrumento e um vocal em canais separados ao mesmo tempo. Ou ainda, dois instrumentos. 

Agora, se pretende gravar uma bateria, com muitos canais, ou ainda, uma banda inteira ao vivo, você precisará de 8 canais de entrada ou até mais. 

Existe ainda a opção de usar outros equipamentos para expandir a quantidade de canais disponíveis. 

Se você terá um uso básico em seu home studio, com dois canais de entrada você terá o suficiente pra seus trabalhos. 


Falando sobre saídas de áudio, a grande maioria das interfaces de áudio de entrada contam com canais de saída para conexão com monitores de áudio e um outro com uma saída para fone de ouvido. Com esses dois canais de saída você conseguirá produzir sem maiores problemas. 


Tipo de conexão da interface com computador:

Existem alguns padrões de conexão com computador. O padrão universal encontrado na maioria dos computadores é o USB 2.0. Também existem interfaces de áudio com conexão USB 3.0 que fisicamente são iguais as 2.0 porém chegam a velocidades de comunicação maiores. 

Existe ainda a conexão USB tipo C que tem se popularizado nos últimos anos. Existem ainda algumas interfaces com conexão Firewire e outras com Thunderbolt. Saber qual tipo de conexão é suportada por seu computador é fundamental na hora da escola. 

Quantidades de entradas e saídas e conexões da Interface de Áudio
Quantidades de entradas e saídas e conexões da Interface de Áudio


Disponibilidade de Phantom Power:

Phantom Power são sinais de corrente direta necessária para alimentar microfones condensadores. Este tipo de microfone demandam de energia elétrica para funcionarem e se pretende usar este tipo de microfone, precisará de uma interface com phantom power. Essa corrente é de +24 ou +48V. Se sua interface de áudio não tiver esse recurso, não poderá usar microfones que precisem dessa carga ou, precisará adquirir um equipamento de phantom power à parte. 


Entendendo esses pontos você poderá dimensionar sua necessidade e reduzir sua listagem de opções de interface de áudio. Sua escolha ficará bem mais fácil sabendo disso!


Quanto dinheiro tem para investir na interface de áudio?

Este é mais um ponto fundamental na hora da escolha. Existem muitas opções no mercado. Algumas com menos canais, com prés de qualidade menor, outras extremamente sofisticadas, com recursos extras e, consequentemente, preços mais elevados.

Dimensionar sua necessidade com o que pode pagar é importante na hora da escolha da interface de áudio ideal para seu home studio


Qual a Melhor Interface de Áudio para Home Studio?

Como você deve ter percebido, muitos fatores vão definir qual a melhor interface de áudio para home studio. Cada caso é um caso, cada demanda é uma demanda. Vou deixar 3 opções de qualidade e que são equipamentos de qualidade que não darão problema em seu home studio. 

Vamos deixar duas interfaces compactas, para um home studio básico. E também uma opção de interface com 8 canais de entrada para quem tem demanda por mais canais disponíveis. 

Melhor Opção de Interface de Áudio Compacta - Básica:

Focusrite Scarlett 2i2 - Interface de dois canais
Focusrite Scarlett 2i2 - Interface de dois canais

A Scarlett 2i2 é uma das interfaces de áudio mais populares. Presente em milhares de home studios pelo país carrega duas entradas combo que podem ser usadas para microfones ou instrumentos em linha. Também tem saídas de linha para monitores e saídas para fone de ouvido. Também conta com Phantom Power. 

Interface de Áudio Focusrite Scarlett 2i2 pode ser encontrada por volta dos R$ 1.500,00Clique aqui para ver o produto na Amazon.

Behringer UMC 202HD - Interface de Áudio de 2 Canais:

Behringer UMC 202HD - Interface de Áudio de 2 Canais
Behringer UMC 202HD - Interface de Áudio de 2 Canais

A Interface de Áudio Behringer UMC 202HD conta com as mesmas características da Scarlett que citamos antes. Também tem dois canais para microfones e instrumentos. Saídas para monitores de áudio e para fone de ouvido. Também conta com phantom power e diversas opções de controle no painel frontal.

Durante muito tempo a Behringer era considerada de baixa qualidade, porém, atualmente os equipamentos da marca entregam qualidade e preço justo. 

Você poderá encontrar essa interface de áudio por menor de R$ 1.000,00. Ela está disponível na Amazon e você pode conferir clicando aqui


Melhor opção de Interface de Áudio de 8 canais:

Focusrite Scarlett 18i20 - Interface de 8 canais
Focusrite Scarlett 18i20 - Interface de 8 canais


A Focusrite Scarlett 18i20 entrega muita qualidade. É uma das melhores e mais confiáveis marcas do mercado do áudio. Conta com conexão USB e é uma das mais acessíveis no país. 


Dispões de 2 entradas para microfone/instrumento, 6 entradas para microfone/linha, conexão SPDIF, conexão óptica, Midi, Phantom Power e 10 canais de saída. 

Ela pode ser encontrada no Brasil por preços na casa dos R$ 6.000,00. Clique aqui para ver na Amazon. 


É isso. Se ainda ficou com qualquer dúvida, navegue pelas outras matérias do site que certamente encontrará a resposta que precisa. Fique a vontade para comentar que vamos te responder!